terça-feira, 6 de setembro de 2011

Até janeiro, todos os semáforos de São Paulo devem ser inteligentes

Com objetivo de melhorar o fluxo de carro e diminuir o tempo de espera para os pedestres atravessar as ruas, a CET diz que até janeiro de 2012 todos os semáforos mecânicos serão substituídos pelos eletrônicos na cidade de São Paulo. Os equipamentos são programados para abrir e fechar de acordo com a quantidade de veículos, pois um laço detector consegue captar a quantidade de veículos no local.

Atualmente em SP existem 6.138 cruzamentos com semáforos e 876 deles são mecânicos. Os novos equipamentos serão conectados por meio de uma fibra óptica que será ligada à central da companhia e estarão conectados a um sistema digital – hoje é analógico, segundo informou a CET.

O projeto faz parte do programa de revitalização dos semáforos da cidade e pertence ao programa Procentro, coordenado pela SP-Urbanismo e conta com o financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Além dos semáforos inteligentes,outros seis projetos são financiados pelo BID, entre eles construção de dutos subterrâneos para passagem de cabos; sinalização de trânsito, que irá alterar circulação em vistas do centro da cidade; e obras de reconfiguração da via e em alguns cruzamentos.

Desde o início de abril deste ano, a CET está testando semáforos em que é possível saber o momento em que ele abrirá e fechará aos veículos. Os equipamentos estão instalados em 12 cruzamentos, na zona oeste, central e zona sul.

Câmeras e multas

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo começará a usar neste mês câmeras de monitoramento de trânsito para autuar motoristas que desrespeitam pedestres em cruzamentos da cidade.

A iniciativa marca o início da fiscalização além dos limites do centro, onde condutores já estão sendo multados por agentes desde 8 de agosto. Em outras oito áreas da cidade, as autuações começarão no dia 19.

A CET tem 240 câmeras espalhadas pela cidade, que são monitoradas por cinco centrais. Nelas, os agentes da CET vão observar à distância nas câmeras quem deixa de dar preferência a pedestre na faixa com e sem sinal (ambas infrações gravíssimas), quem deixa de dar preferência a pedestre fora da faixa (grave) e quem para na faixa (média).

Fonte: R7

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